O principal especialista em veículos espaciais da China prevê que o país poderá mandar astronautas para a Lua dentro de 15 anos, disse a mídia estatal nesta terça-feira.Huang Chunping, projetista-chefe de veículos do programa espacial do país, disse que o objetivo depende do financiamento de Pequim e do sucesso de lançamentos anteriores antes da partida para a Lua, segundo a agências de notícias Xinhua.
"O objetivo de pousar um astronauta na Lua pode certamente ser atingido em 15 anos", disse Huang, durante sessão anual do principal grupo político do país.
Uma autoridade do alto escalão chinês disse no início deste ano que o programa de exploração lunar inclui um vôo em 2007, um pouso leve em 2012 e o recolhimento de amostras até 2017.
Huang disse que o calendário pode ser afetado por dificuldades, mas afirmou ter "confiança total" no desenvolvimento da indústria de foguetes do país, de acordo com a agência.
O programa espacial da China vem avançando nos últimos anos. Em 2003, a China colocou um homem no espaço, tornando-se o terceiro país a conseguir este feito, depois dos Estados Unidos e da União Soviética. A China lançou um segundo vôo tripulado ao espaço em 2005