Um hacker roubou dados de conteúdo delicado de um computador nos escritórios do líder francês de direita Jean-Marie Le Pen, disse a polícia, aumentando seus medos de que a oposição tente tirá-lo da próxima corrida presidencia
A quebra de segurança da sede da Frente Nacional vem com a intensificação das práticas de campanha na França antes das eleições de abril e maio, com vários candidatos passando por escândalos nas últimas semanas.
Le Pen, que surpreendeu a França ao terminar em segundo lugar na eleição presidencial de 2002, luta para assegurar o apoio de pelo menos 500 autoridades eleitas necessárias para que possa concorrer.
Ele disse estar sendo alvo de uma ofensiva bem preparada para persuadir as autoridades de não assinarem o apoio e pediu à polícia para abrir uma investigação após suspeitar que os nomes de seus potenciais apoiadores podem ter sido vazados.
O hacker teve acesso ao usar um site de Internet especializado em romper códigos de admissão em computadores. Um funcionário da Frente Nacional que usou a máquina invadida foi detido, mas liberado mais tarde.
As notícias da invasão eletrônica vieram uma semana depois de o Partido Socialista ter exigido uma investigação sobre o que alegou ser uma série de roubos contra sua equipe de campanha.